Layout/Storyboard

Antes de realizar um filme ou finalizar uma foto para um anúncio ou catálogo, por exemplo, é preciso visualizar como ficaria aquela foto ou filme, mas se para isso o único recurso disponível fosse fazer o filme ou foto, poderia ser que após produzir e filmar se perceba que algum detalhe não foi levado em conta, ou mesmo que a imagem ou filme não seja aquilo que o cliente deseja ou mesmo não transmite aquilo que à princípiose pensava transmitir. Por isso,  é necessário criar um desenho no qual estejam impressas as noções visuais básicas para saber como será o material a ser desenvolvido, barateando o processo de criação. Este é o papel do layout.

 

Utilizado para anúncios (e em filmes, como storyboard), ele transmite uma ideia sem desviar a atenção para detalhes, pois ele deve também deixar o cliente livre para finalizar o trabalho com os pormenores necessários e/ou desejados.

 

Existe também uma variação de storyboard para pesquisa de mercado ou para apresentação ao cliente/investidor, que precisa ser desenvolvido com maior refinamento, para ser melhor compreendido pelos pesquisados ou pelo cliente. Este tipo de trabalho também é utilizado para ações promocionais que demandam igual necessidade.

 

O layout é uma medida eficaz para a primeira fase de um trabalho, por ter custo menor e por permitir adaptações com mais facilidade, como testes de enquadramento, luz e sombra e sequência, além de técnicas e soluções gráficas para ilustrações finalizadas.

 

Também existe a opção de se criar layouts para ações promocionais. Nesse caso o objetivo é um pouco diverso do objetivo do layout de anúncio ou Storyboard. Para as ações promocionais, se faz necessário que o layout seja chamativo, vivo e com maior riquesa de detalhes. Tudo isso para transmitir o impacto que a ação promocinal terá.

 

Independente de estilo ou técnica, é importante que se conheça cada necessidade para que o layout possa ser aproveitado na sua totalidade. Por isso temos o maior cuidado com os projetos de layout e storyboard que desenvolvemos.

 

[cincopa AgAA3J7gMg-_]

 

<- Voltar