Rascunho, pra que te quero!

Hoje em dia, todo mundo anda tão acostumado em ver desenhos, todos eles feitos no computador, seja um desenho vetorial, um 3D ou mesmo um desenho com cara de coisa tradicional, mas sempre finalizado digitalmente que muita gente acha que toda ilustração é 100% digital.

 

Não que isso não seja possível, mas, a questão maior é que, de acordo com a nossa cultura visual, damos um tremendo valor ao trabalho finalizado, plasticamente perfeito e nem percebemos que uma ilustração é o resultado de inúmeros procedimentos.

 

Assim como um arquiteto, ao realizar uma construção começa por uma planta, um ilustrador também tem esse mesmo trabalho. No nosso caso fazemos aquilo que chamamos de “rascunho”.

 

O rascunho é a sementinha que irá germinar e se transformará numa ilustração. O rascunho é tão importante, que costumamos dizer que é nessa etapa que sabemos se uma ilustração será boa ou ruim. O rascunho é a base, o alicerce de uma ilustração, seja ela qual for, para que for, com qual técnica for finalizada o com qual estilo tiver.

 

Um bom rascunho pode não necessariamente vir a ser uma boa ilustração finalizada, pois para isso será preciso que durante todo o processo de produção, o trabalho tenha o mesmo cuidado que teve durante o rascunho, mas nunca uma ilustração feita à partir de um rascunho ruim conseguirá ser uma ilustração boa.

 

Particularmente, nós temos grande afinidade pelo rascunho manual, desses feitos com lápis e papel. É um processo rápido, fácil, natural, barato e que pode ser realizado em quase todos os locais. Existem pessoas que fazem questão de manter em seu estúdo equipamentos digitais para rascunhar digitalmente, mas, penso eu, que no final das contas o resultado será o mesmo. Ao perceber que o mais importante é o resultado e a agilidade, eu compreendemos que não existe qualquer motivos para adotar procedimentos morosos e caros numa etapa de produção.

 

Segue abaixo uma coletânia de traços e rascunhos feitos para projetos nossos. Vocês podem ver que rascunhar vai muito além de simplesmente fazer um desenho com lápis e papel. Em muitos casos já pensamos em detalhes do desenho, em questões mínimas que fazem toda a diferença, como formato de olhos, boca, nariz, traço mais ou menos detalhado ou mais ou menos gráfico.

 

Quando trabalhamos num projeto aonde o rascunho pode ser satisfatoriamente desenvolvido, o resultado nas etapas seguintes será de maior segurança, facilidade e rapidez.

5-104x 5-103x 5-101x 5-100x 5-099x 5-098x